Quem Somos

A escola foi inaugurada em 1963, sendo mantida pelo Hospital de Cataguases. O mesmo a manteve durante 26 anos. Enquanto a escola pertenceu ao Hospital de Cataguases foram formados cerca de 315 alunos oriundos de 50 municípios da região.

A partir de 1978, o Hospital começou a encontrar dificuldades para mantê-la. Foi então que surgiu a ideia de se cobrar uma mensalidade dos alunos. Porém, essa mensalidade não foi suficiente para suprir as necessidades de manutenção, por este motivo, a escola teve suas atividades encerradas em 1989. Percebendo a necessidade dos municípios e da região da Zona da Mata, o prefeito Paulo Guilherme do Carmo Schelb decidiu reabrir a escola em 04 de agosto de 1990 e esta passou a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Cataguases.

Em 24/01/1981 foi autorizado o funcionamento de curso supletivo de qualificação profissional em nível de 2º grau, Auxiliar de Enfermagem. Em 12/06/2002 foi aprovado para fins de validade nacional o Plano de Curso da Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem com duração de um ano e meio, além do estágio curricular de 600h realizados nas Unidades Hospitalares, ESF e Campanhas Preventivas. O curso denominado Auxiliar de Enfermagem foi extinto a partir de 01/01/2002. O profissional formado em Auxiliar de Enfermagem teve, então, a opção de fazer um curso de Complementação para se tornar Técnico em Enfermagem. Os cursos de Complementação do Técnico funcionaram de 2002 a 2008. Estes cursos tinham duração de 06 meses além do estágio curricular de 200h.

O curso Técnico em Enfermagem foi autorizado em 07/03/2004 e desde então para se ingressar no mesmo o candidato passa por uma prova de seleção, tendo em vista que não há vagas o suficiente para atender a demanda. A partir de 2007 a escola passou oferecer à comunidade Cataguasense cursos livres: Cuidador de Idosos, Cuidador de Criança em Creche e Agente Comunitários de Saúde, numa proposta de Educação Permanente. Atualmente, as escola oferece dois cursos: Curso Técnico em Enfermagem Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho (Pós-Técnico)

O nome da escola foi escolhido com o objetivo de homenagear uma cidadã que prestou relevantes serviços em prol de Cataguases, dedicando sua vida ao trabalho no Hospital de Cataguases e junto a outras entidades; sendo ela Joana D’arc. Machado. Nasceu em Vargem Linda no dia 13/03/1924. Joana D’arc. viveu grande parte da sua vida em Cataguases. Faleceu no dia 14/08/1976, sendo sepultada no Cemitério São José, em Cataguases.